Grupo P&B

"Um novo modelo de gestão para uma nova economia"

Normas de Compliance

A Piassi & Bastos (Grupo P&B) é uma empresa que presta consultoria e serviços nas áreas de desenvolvimento de novos negócios, planejamento e gestão estratégica, análise de risco, governança empresarial, engenharia integrada e gestão emocional. Implantado em 2017, o Código de Conduta, é um meio de comunicação claro e objetivo que fortalece os valores da empresa.

 

PRINCÍPIOS ÉTICOS

A ética norteia as ações e decisões por meio da capacidade de agir com integridade e transparência, priorizando a honestidade nas relações pessoais e profissionais.

Está baseado no respeito ao ser humano nos nossos Valores:

  • Competência

  • Ética e transparência

  • Inovação

  • Relacionamentos duradouros

  • Responsabilidade socioambiental e

  • Segurança no trabalho

O Código de Conduta define com clareza os princípios éticos e os compromissos comportamentais que devem orientar as relações com o público interno e externo da companhia. Deve ser de amplo conhecimento dos colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, clientes, acionistas, investidores, imprensa e comunidade. Este Código de Conduta visa contribuir para o fortalecimento da cultura organizacional e o crescimento sustentável da empresa.

INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS

Valorizamos e protegemos as nossas informações confidenciais e respeitamos as informações confidenciais alheias. A informação confidencial consiste em toda e qualquer informação que não seja, ou ainda não seja, de conhecimento público, incluindo segredos comerciais, planos de negócios, planos de marketing e de serviços, desenhos, bases de dados, registos, informações salariais e quaisquer dados financeiros ou outros dados não publicados.

Os colaboradores não devem divulgar informações confidenciais ou permitir que estas sejam divulgadas. Esta obrigação continua em vigor mesmo após o termo da relação profissional do colaborador com a empresa. Para além disso, os colaboradores devem usar os seus melhores esforços para evitar que ocorra uma divulgação não intencional de quaisquer informações confidenciais, tendo um cuidado especial ao armazená-las ou transmiti-las.

A empresa respeita que seus clientes tenham um interesse semelhante em proteger as suas informações confidenciais. Nos casos em que clientes, partilhem com o grupo P&B informações confidenciais, tais informações devem ser tratadas com o mesmo cuidado observado com as nossas informações confidenciais e neste espírito, assinamos um contrato de confidencialidade, respeitando acima de tudo a relação de confiança que nossos clientes tiveram com a nossa empresa.

COMPROMISSOS

Ambiente de trabalho produtivo e justo

A empresa visa promover o relacionamento interpessoal com honestidade, cortesia e atenção, respeitando as diferenças individuais e não permite qualquer tipo de atitude de discriminação por gênero, raça, orientação sexual, idade, crenças religiosas, convicções filosóficas, orientação sindical ou política, classe social, nacionalidade, deficiência, estado civil ou qualquer outra forma de discriminação.

O assédio de qualquer natureza é proibido, inclusive moral e sexual. É proibida a utilização da mão de obra infantil, trabalho escravo ou qualquer outro tipo de recurso humano em condições ilegais ou sub-humanas.

Cabe aos colaboradores cumprir com o máximo de empenho e qualidade técnica suas atribuições, expor e ouvir ideias, argumentar e buscar soluções produtivas e inovadoras para a empresa, em busca de resultados.

Saúde e Segurança

É vedado aos colaboradores trabalharem sob o efeito de álcool, cigarro e drogas, nas dependências ou a serviço da empresa. É proibida a utilização de armas de qualquer espécie nas dependências da companhia, do cliente ou em trânsito, salvo para profissionais expressamente autorizados, conforme legislação vigente. É de responsabilidade de todos os colaboradores e terceiros o cumprimento das políticas, procedimentos e práticas de saúde e segurança da empresa.

Responsabilidade Socioambiental

A contribuição de forma efetiva para a preservação do meio ambiente é responsabilidade da empresa evitando o desperdício dos recursos naturais e minimizando o impacto das suas operações.É compromisso da companhia a promoção do desenvolvimento local, privilegiando a contratação de pessoas e fornecedores do entorno e observando o perfil requisitado para cada vaga ou demanda em aberto.

Gestão de conflitos de interesse

É proibido o uso de influência de quaisquer colaboradores em decisões que resultem ou possam resultar em vantagens pessoais e/ou em prejuízos diretos ou indiretos para a empresa. Quando identificado pelo colaborador qualquer circunstância, transação ou relacionamento que o envolva direta ou indiretamente e que possa lhe trazer um ganho, este deverá imediatamente manifestar seu conflito de interesse ao seu superior hierárquico. Benefícios diretos ou indiretos não devem ser aceitos, incluindo presentes com valor comercial significativo, que possam ser interpretados como retribuição, ou para obter posição favorável da empresa em negócios de interesse de terceiros.

Relacionamento com clientes

O grupo P&B se compromete a proporcionar aos seus clientes a melhor relação custo-benefício, buscando relacionamentos duradouros norteados pela integridade, honestidade e respeito. É compromisso do grupo respeitar as diretrizes, códigos e políticas internas dos clientes no exercício das atividades e dentro das suas instalações físicas.

Relacionamento honesto com terceiros

A empresa preza por selecionar e qualificar terceiros visando assegurar o cumprimento das políticas, procedimentos e requisitos legais. As relações serão baseadas na cordialidade e equidade, não obtendo vantagens comerciais diante das negociações firmadas e conduzindo para resultados que contribuam para o prosseguimento do negócio da empresa. Todos os produtos e serviços devem ser adquiridos com base nos princípios da legalidade, imparcialidade, transparência e idoneidade, de modo que os negócios sejam firmados exclusivamente segundo critérios mercadológicos e de qualidade, sem interferência de aspecto que possa caracterizar privilégio. Os colaboradores não estão autorizados a aceitarem gratificações, exceto cortesias comumente aceitas nas práticas comerciais, como brindes promocionais sem valor significativo.

Pagamentos indevidos e relacionamento com governos

A corrupção prejudica a sociedade em várias formas, causando danos nas áreas política, econômica e social. A empresa se compromete a manter relacionamento ético com agentes públicos de todas as esferas e entes da federação. É estritamente proibido usar recursos ou bens da Empresa para conceder benefícios, fazer pagamentos ou qualquer transferência de valor (como doações), ilegais ou indevidos a clientes, representantes do governo ou outros terceiros. Pagamentos/benefícios ilegais ou indevidos são aqueles realizados com o intuito de obter, indevidamente, uma ação do governo, a realização de um contrato ou qualquer outro benefício comercial. Essa proibição se aplica a pagamentos/benefícios diretos e indiretos (feitos através de terceiros) e se destina a prevenir subornos, propinas ou qualquer outro tipo de benefício em troca de uma vantagem indevida.

Precisão dos registros da empresa

Registros de qualidade permitem à empresa tomar decisões conscientes, bem como cumprir com suas obrigações legais. Também, ajuda a empresa a manter sua reputação de integridade perante o governo e demais públicos. Todas as transações devem estar refletidas com exatidão nos registros da empresa, no tempo certo. Os registros devem ser completos, precisos e confiáveis, bem como suportados por documentação apropriada. Ativos e receitas não registrados não são admitidos, em qualquer circunstância. Todos nós somos responsáveis por garantir a qualidade dos registros. Isso reforça a nossa política de adotar boas práticas contábeis, financeiras e de auditoria. A companhia contribuirá com fiscalizações e controles do poder público, quando solicitada.

Política Anticorrupção

O grupo P&B possui uma Política Anticorrupção que se destina aos acionistas, executivos, empregados, colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores e demais terceiros que se relacionem com a empresa. A Política Anticorrupção tem como objeto nortear as ações e decisões de todos os gestores e colaboradores por meio da capacidade de agir com integridade e transparência, priorizando a honestidade nas relações pessoais e profissionais.

COMUNICAÇÃO DE CONDUTAS ILEGAIS OU VIOLADORAS

Assumimos a responsabilidade de assegurar que todos atuamos com integridade, em qualquer situação. Os colaboradores comunicarão práticas ou ações que possam ser consideradas inapropriadas de acordo com este Código ou mesmo ilegais, aos seus superiores diretos. Se for o caso, dada a natureza do fato relatado, a comunicação sobre a violação pode ser feita diretamente a níveis hierárquicos mais elevados, incluindo o CEO (Chief Executive Officer) do Grupo. Quando apropriado, os relatos podem ser feitos de forma confidencial ou através do e-mail. Todos os relatos e denúncias serão devidamente investigados. O grupo P&B proíbe retaliações contra qualquer colaborador em virtude de comunicações feitas de boa fé e protege os direitos da pessoa incriminada.

DESCUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE CONDUTA

Os colaboradores que infringirem o presente Código de Conduta estarão sujeitos às penalidades cabíveis, inclusive a rescisão do contrato de trabalho, conforme normas internas da empresa e legislação vigente. Os colaboradores que tiverem ciência de desvios do Código e não informarem por meio dos canais oficiais também estarão sujeitos às medidas disciplinares estabelecidas pela empresa.

Tecnologia do Google TradutorTradutor